O presente curso visa aproximar os estudantes das práticas de mediação em museus. Tendo como proposta encontros reflexivos-práticos, onde será possível pensar a função da mediação em museus, a partir do conceito da educação museal.
Apresentaremos a estrutura de roteiro de mediação, como a estruturação base para o desenvolvimento de proposições educativas, além das dimensões estruturais de setores nos museus, partindo da lógica de programas, projetos e atividades educativas.
Objetivo Geral
Vivenciar reflexões-práticas de mediação em museus.
Objetivos Específicos
- Analisar as estruturas dos educativos dos museus;
- Desenvolver roteiro de mediação;
- Conhecer o processo histórico da educação museal;
Metodologia
Serão dois encontros complementares, com apresentação discursiva e práticas reflexivas sobre mediação em museus.
Iniciaremos apresentando o conceito de educação museal, dentro de um processo histórico-social que o relacione ao desenvolvimento de setores educativos nas instituições brasileiras. A partir da conceituação propomos refletir sobre o papel da educação nos museus e como as ações educativas podem reverberar nos diferentes públicos.
Ao discutir ações educativas discutiremos metodologias de abordagem, tendo como eixo central a mediação (usaremos como referência o verbete da PNEM). Para além disso, uma ferramenta de organização e proposição de ações: roteiros.
Os roteiros auxiliam e organizam as práticas de mediação, sendo importantes catalisadores de referência e registro.
Finalizamos com uma prática de escrita de roteiro, que pode auxiliar no entendimento dos processos que compõem pensar uma atividade educativa.
Cronograma
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1º de setembro de 2022
- 14h00 - Apresentação e conceito de Educação Museal
- 16h00 - Metodologias de mediação em museus
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2 de setembro de 2022
- 14h00 - Roteiro: escrita para prática de mediação em museus
- 16h00 - Prática de escrita de roteiro
Público-Alvo
Estudantes do curso de museologia e profissionais do Sistema de Museus de Ouro Preto (SIMOP)
Aviso importante
Total 30 vagas
Para certificação será necessário participação no mínimo 70% do curso.
Referências Bibliográficas
- ALENCAR, V. P. O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de arte. p. 1-108. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Unesp, São Paulo, 2008
- BRASIL. Carta de Belém. Princípios e Parâmetros para a criação e posterior implementação da Política Nacional de Educação Museal. Instituto Brasileiro de Museus, MinC/Ibram, 2014.
- BRASIL. Carta de Petrópolis: Subsídios para a construção de uma Política Nacional de Educação Museal. Instituto Brasileiro de Museus, MinC/Ibram, 2010.
- CASTRO, Fernanda; SOARES, Ozias; COSTA, Andrea (Org.). Por uma História da Educação Museal no Brasil. In: Educação museal : conceitos, história e políticas. Rio de Janeiro : Museu Histórico Nacional, 2020.
- COUTINHO, R. G. Estratégias de mediação e a abordagem triangular. In: BARBOSA, A. M. Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: Unesp, 2009a, p. 171-185.
- COUTINHO, R. G. Estratégias de mediação e a abordagem triangular. In: BARBOSA, A. M. Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: Unesp, 2009a, p. 171-185.
- O educador pesquisador e mediador: questões e vieses. Pós: Belo Horizonte, vol. 3, n. 5, maio, 2013, p. 46-55.