Laboratório de Prática de Mediação em Museus

Agosto 29, 2022

Laboratório de Prática de Mediação em Museus

O presente curso visa aproximar os estudantes das práticas de mediação em museus. Tendo como proposta encontros reflexivos-práticos, onde será possível pensar a função da mediação em museus, a partir do conceito da educação museal.

Apresentaremos a estrutura de roteiro de mediação, como a estruturação base para o desenvolvimento de proposições educativas, além das dimensões estruturais de setores nos museus, partindo da lógica de programas, projetos e atividades educativas.

Objetivo Geral

Vivenciar reflexões-práticas de mediação em museus.

• Analisar as estruturas dos educativos dos museus;
  • Desenvolver roteiro de mediação;
  • Conhecer o processo histórico da educação museal;

Metodologia

Serão dois encontros complementares, com apresentação discursiva  e práticas reflexivas sobre mediação em museus.

Iniciaremos apresentando o conceito de educação museal, dentro de um processo histórico-social que o relacione ao desenvolvimento de setores educativos nas instituições brasileiras. A partir da conceituação propomos refletir sobre o papel da educação nos museus e como as ações educativas podem reverberar nos diferentes públicos.

Ao discutir ações educativas discutiremos metodologias de abordagem, tendo como eixo central a mediação (usaremos como referência o verbete da PNEM). Para além disso, uma ferramenta de organização e proposição de ações: roteiros.

Os roteiros auxiliam e organizam as práticas de mediação, sendo importantes catalisadores de referência e registro.

Finalizamos com uma prática de escrita de roteiro, que pode auxiliar no entendimento dos processos que compõem pensar uma atividade educativa.

• 1º de setembro de 2022
    • 14h00 - Apresentação e conceito de Educação Museal
    • 16h00 - Metodologias de mediação em museus
  • 2 de setembro de 2022
    • 14h00 - Roteiro: escrita para prática de mediação em museus
    • 16h00 - Prática de escrita de roteiro

Público-Alvo

Estudantes do curso de museologia e profissionais do Sistema de Museus de Ouro Preto (SIMOP)

Aviso importante

Total 30 vagas

Para certificação será necessário participação no mínimo 70% do curso.

Referências Bibliográficas

• ALENCAR, V. P. O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de arte. p. 1-108. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Unesp, São Paulo, 2008
  • BRASIL. Carta de Belém. Princípios e Parâmetros para a criação e posterior implementação da Política Nacional de Educação Museal. Instituto Brasileiro de Museus, MinC/Ibram, 2014.
  • BRASIL. Carta de Petrópolis: Subsídios para a construção de uma Política Nacional de Educação Museal. Instituto Brasileiro de Museus, MinC/Ibram, 2010.
  • CASTRO, Fernanda; SOARES, Ozias; COSTA, Andrea (Org.). Por uma História da Educação Museal no Brasil. In: Educação museal : conceitos, história e políticas. Rio de Janeiro : Museu Histórico Nacional, 2020.
  • COUTINHO, R. G. Estratégias de mediação e a abordagem triangular. In: BARBOSA, A. M. Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: Unesp, 2009a, p. 171-185.
  • O educador pesquisador e mediador: questões e vieses. Pós: Belo Horizonte, vol. 3, n. 5, maio, 2013, p. 46-55.