"A viagem da redescoberta: os modernistas nas cidades históricas de Minas" - Abertura da Exposição

Março 20, 2024

a viagem da redescoberta

Queridos amigos e amigas,

É com grande alegria que inuguramos mais uma exposição que integra a programação oficial em celebração às festividades da Semana Santa em Ouro Preto no dia 21 de março de 2024 (quinta), às 19:00h, na Casa de Gonzaga.

"A viagem da redescoberta: os modernistas nas cidades históricas de Minas" celebra os 100 anos (1924-2024) da visita dos modernistas às cidades históricas de Minas.

Na Semana Santa de 1924, após passar por Belo Horizonte, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, o poeta francês Blaise Cendrars, entre outros, decidem conhecer as cidades históricas de Minas, principalmente Ouro Preto. Foi uma redescoberta do Brasil, em termos históricos e estéticos. Era a inspiração que faltava para toda a produção artística que viria a seguir, em livros e pinturas. Era como se o Movimento Modernista esperasse por um Brasil genuíno, profundo, original para concretizar suas propostas.

A exposição será realizada pelo Instituto Peck Pinheiro, na Casa de Gonzaga, e trará 18 livros e revistas originais, em primeira edição, relacionados aos ilustres visitantes de 1924. Estarão lá, entre outros, as primeiras edições de Paulicéia desvairada, Macunaíma, Clã do Jabuti, Pau-Brasil, Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade, Feuille de Route, de Cendrars, além de exemplares das revistas modernistas Klaxon e da Verde, do grupo modernista de Cataguases.
Diversos com ilustrações de Tarsila e outros autografados.

A Coordenação de Exposição é assinada pela Profa. Dra. Priscilla Arigoni Coelho (DEMUL/UFOP) e o Museólogo Ygor Martins Fortes, o Projeto Expografico e o Desing Gráfico foi idealizado pelo aluno de Museologia Paulo Henrique Gomes Libano e o Programa Educativo pelo Museólogo Jackson dos Santos que conta com equipe de 11 alunos do Curso de Museologia como mediadores para grupos escolares da região.

O Instituto Peck Pinheiro foi criado para incentivar o amor à leitura e à preservação de grandes obras de nossa literatura. Irá criar e gerir o Museu da Literatura Brasileira em Ouro Preto, em 2025, um museu inédito no Brasil.

#semanasanta #semanasantaouropreto #prefeituradeouropreto #modernistas #museologiaufop