Laboratórios

Laboratório de Conservação e Restauro

LABCOR Data de Oficialização:
05/06/2009

Coordenador:
Edson Fialho de Rezende

Localização:
Museu de Ciência e Téncica / EM / UFOP

O Laboratório de Conservação e Restauro (LABCOR) do Departamento de Museologia (DEMUL) foi implantado nas dependências do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP (MCT/EM/UFOP) em 2010. Nesse laboratório acontecem as disciplinas de Preservação e Conservação de Bens Culturais I e II (MUL 123 e 124). Tais disciplinas são divididas em aulas teóricas e práticas. As atividades práticas realizadas pelos alunos do curso de museologia são voltadas para a conservação de acervos museológicos, tal acervo é oriundo das reservas técnicas do MCT/EM/UFOP, dessa maneira, os alunos tem o contato com um acervo científico.

 

Ver também: Laboratórios

Laboratório de Informática

  Data de Oficialização:
05/06/2009

Coordenadora:
Tatiana Hundrel Diastor Silva

Localização:
Sala 204 - EDTM

O Laboratório de Informática (LABIN) do Departamento de Museologia fica localizado na sala 204 da Escola de Direito, Turismo e Museologia. Na disciplina de Arquitetura em Museus (MUL 101) são ministradas aulas de representação gráfica auxiliada por computador de salas visando o projeto individual e o planejamento de exposições museológicas.

 

Ver também: Laboratórios

Laboratório de Museografia

  Data de Oficialização:
05/06/2009

Coordenadora:
Profa. Dra. Priscilla Arigoni Coelho

Localização:
Sala 107 - EDTM

O Laboratório de Museografia (LABMUS) do Departamento de Museologia fica localizado na sala 106 do prédio da Escola de Direito, Turismo e Museologia da UFOP (EDTM/UFOP). As atividades desse laboratório ocorrem em paralelo com atividades na Sala de Exposições, localizada no mesmo prédio, sala 104, e seus anexos 1,2 e 3. Nesse laboratório ocorrem as disciplinas de Museografia I (MUL 151), Museografia II (MUL 152) e Exposição Curricular (MUL153). Essas disciplinas são eminentemente práticas para elaboração de projetos de exposição, sendo que a primeira foca na elaboração do projeto de exposição individual (anteprojeto, maquete, estudo de volumetria e 3D) e outras duas disciplinas visam estruturar o desenvolvimento do anteprojeto da Exposição Curricular e posterior montagem, veiculação e desmontagem.

 

Ver também: Laboratórios

Laboratório para a Mediação e Divulgação da Ciência e Astronomia

  Data de Oficialização:
12/11/2018

Coordenador:
Prof. MSc. Gilson Antônio Nunes

Localização:
Sala 210 - EDTM

O Laboratório para a Mediação e Divulgação da Ciência e Astronomia (LABMECA) do Departamento de Museologia da Escola de Direito Turismo e Museologia da UFOP, criado em 2018, articula o oferecimento de telescópios, planetário móvel, computadores, projetor multimídia, aparelhos do Kit para o Ensino de Astronomia, a Van Viajando com a Ciência e equipe técnica para deslocamento até bairros e distritos de Ouro Preto e cidades vizinhas para atendimento da comunidade e escolas mediante apresentação de palestras, oficinas, atividades de observação de astros do céu noturno e sessões na cúpula móvel.

 

Ver também: Laboratórios

LAMUPi - Laboratório de Pesquisa em Museologia, Teoria Museológica e Patrimônio

LAMUPi

Data de Oficialização:
12/11/2018

Coordenador:
Prof. Dr. Fabio Adriano Hering

Localização:
Sala 211 - EDTM

Website
lamupi.ufop.br

Laboratório de Pesquisa em Museologia, Teoria Museológica e Patrimônio (LAMUPi) é um espaço de reflexão e pesquisa sobre o museu como fenômeno e sobre o patrimônio como ato de preservação, compreendidos a partir dos referencias teóricos da Museologia. Seu espaço físico é dedicado ao desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, projetos de extensão e atividades de ensino, contando com sala de reuniões, computadores e acervo bibliográfico. 

 

Ver também: Laboratórios

NUPEPS - Núcleo de Pesquisa e Extensão do Patrimônio Sacro

  Data de Oficialização:
13/11/2018

Coordenadores:
- Prof. Dr. Célio Macedo Alves
Profa. Dra. Vania Carvalho dos Santos

Localização:
Sala 209 - EDTM/UFOP

O Núcleo de Pesquisa e Extensão do Patrimônio Sacro (NUPEPS) desenvolve projetos no município de Ouro Preto, em Minas Gerais, na Paróquia de Nossa Senhora do Pilar / Museu de Arte Sacra e contempla a revisão e atualização, ampliação do inventário dos bens móveis da Paróquia realizado no período de 1980 a 1985. O patrimônio sacro de caráter material da Paróquia foi formado e desenvolvido a partir das irmandades e ordens religiosas desde o Século XVII ao Século XX; e ele é composto de aproximadamente 5000 (cinco) mil objetos, além dos bens integrados, conceito este elaborado pela Museóloga e Consultora do IPHAN, Sra. Lygia Martins Costa, em 1992 tais como: pintura de forros e de paredes, e eventualmente de suas molduras esculpidas; dos retábulos de um modo geral e respectivos frontais; dos revestimentos azulejares ou esculturados, totais ou enquadrados, internos ou externos; do acabamento do arco-cruzeiro, tribunas e às vezes do supedâneo; etc.

 

Ver também: Laboratórios