Com apoio do LABMUS, exposições que relembram viagem dos modernistas são destaque na mídia nacional

Março 28, 2024

As exposições "A Viagem da Redescoberta: Os Modernistas nas Cidades Históricas de Minas" e "Olhares modernos: festa e fotografia em Ouro Preto" têm sido amplamente divulgadas pela mídia nacional, emergindo como fascinantes mergulhos na riqueza cultural e artística das cidades históricas de Minas Gerais. Apoiadas pelo Departamento de Museologia através do Laboratório de Museografia (LABMUS), as exposições têm atraído a atenção tanto dos aficionados por arte quanto daqueles interessados na história e na estética brasileira.

O evento, situado nesta cidade que é um cenário singular e inspirador, busca explorar a influência e a presença dos modernistas brasileiros nas encantadoras cidades históricas de Minas Gerais, marcada pela visita daqueles artistas na Semana Santa de 1924. Por meio de uma cuidadosa seleção de obras, documentos e artefatos, os visitantes são convidados a embarcar em uma jornada que revela as conexões profundas entre os artistas modernistas e o contexto cultural e arquitetônico desses locais emblemáticos.

Com obras de mestres como Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e outros, a exposição proporciona uma visão abrangente das experiências e inspirações que moldaram a produção artística desses ícones. Além disso, os organizadores têm se empenhado em oferecer um contexto histórico detalhado, destacando o papel fundamental das cidades históricas de Minas Gerais no panorama cultural brasileiro do século XX.

O reconhecimento dessas exposições não apenas atesta a relevância cultural desta cidade, mas também ressalta a importância de colaborações entre a Universidade e a comunidade.

Na mídia:

Matéria da TV UFOP: