Home Eventos
Eventos


2016


 

XXIV ENCONTRO DO ICOFOM LAM - 1º FÓRUM DE PESQUISA DO DEMUL/EDTM/UFOP

 

O ICOFOM LAM, Subcomitê do ICOFOM – Comitê Internacional para Museologia do Conselho Internacional de Museus (ICOM) – para América Latina e Caribe, promove anualmente encontros, desde 1992, em vários países da América Latina e Caribe para debater questões teóricas e conceituais sobre a disciplina Museologia e seu objeto de estudo, incluso com a publicação de papers enviados por seus participantes e publicados nos anais dos eventos.

Desta forma o XXIV Encontro do ICOFOM LAM será realizado de 17 a 19 de outubro em conjunto com e 1º Fórum de Pesquisa do DEMUL/EDTM/UFOP.

Informações no site:

http://www.musealidade2016.eventos.dype.com.br/site/capa

 


2012


 

 

 

I SEMINÁRIO DE MUSEOLOGIA DA UFOP

 

O Departamento de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) promove, entre os dias 04 e 08 de junho, no Auditório do Departamento de Engenharia Geológica (DEGEO) da Escola de Minas no Campus do Morro do Cruzeiro, o 1º Seminário de Museologia da UFOP. O evento visa divulgar atividades de pesquisa e extensão que vem sendo desenvolvidas no campo museológico, bem como fomentar o debate e construir um momento de atualização e trocas de experiências para pesquisadores e estudantes comprometidos com as temáticas suscitadas pela Museologia.


O objetivo é que ao final do seminário os trabalhos apresentados possam se materializar e servir de estímulo para empreendimentos futuros.


Mais informações através do site
www.semuufop.blogspot.com.br ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.


As inscrições para ouvintes estão abertas de 02/04 a 04/06. Para apresentação de Comunicações ou Painéis: de 02/04 a 02/05. Devendo ser enviado resumos com a proposta dos trabalhos pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. , devendo conter no máximo 1400 caracteres sem contar o cabeçalho, que deverá exibir respectivamente o título do trabalho, o(s) nome(s) do(s) autor(es) e a instituição de vínculo do candidato.


A divulgação dos resultados de trabalhos aprovados pela Comissão Científica se dará até 15/05.

A Ficha de Inscrição se encontra disponível no site do evento (http://www.semuufop.blogspot.com.br).

Os dados para depósito do valor de R$ 30,00 da taxa de inscrição são:
Banco do Brasil
Conta Conjunta: Carla Brito Sousa Ribeiro e Ana Paula de Paula Loures Oliveira
Agência: 0473-1
Conta Corrente: 34278-5


Programação I SEMU-UFOP

04 de Junho
18:00 Credenciamento e entrega de material
20:00 Cerimônia de Abertura
21:00 Palestra: Profa. Dra. Regina Abreu - UNIRIO
Tema: Museus shows e a mercadologização da cultura

05 de Junho
17:00 – 19:00 Minicurso – Profa. Dra. Maria Cristina Oliveira Bruno MAE-USP
Tema: MUSEOLOGIA SOCIAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
19:30 – 21:30 Sessão de Comunicações
Tema: Acervos, exposições, discursos e narrativas
22:00 – 22:30  Apresentação de Painéis
Tema: Acervos, exposições, discursos e narrativas

06 de Junho
17:00 – 19:00 Minicurso – MUSEOLOGIA SOCIAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
19:30 – 20:30 Apresentação dos resultados do GT – Panorama da Formação em Museologia no Brasil – Estudos da Rede de Professores Universitários do Campo da Museologia
20:45 – 22:30 Mesa Redonda – Perspectivas teóricas e abordagens metodológicas do Curso de Museologia - UFOP
Moderadora: Profa. Dra. Maria Cristina Oliveira Bruno - MAE-USP

07 de Junho
14:00 – 18:00 Sessão de Comunicações
Tema: Acervos, exposições, discursos e narrativas
18:00 – 18:30 Apresentação de Painéis
Tema: Acervos, exposições, discursos e narrativas
17:00 – 19:00 Minicurso – MUSEOLOGIA SOCIAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
19:30 – 21:30 Sessão de Comunicações
Tema: Museologia e interdisciplinaridade
22:00 – 22:30  Apresentação de Painéis
Tema: Museologia e interdisciplinaridade

08 de Junho
14:00 – 16:00 Sessão de Comunicações
Tema: Museus e Patrimônio Cultural
16:00 – 16:30 Apresentação de Painéis
Tema: Museus e Patrimônio Cultural
17:00 – 19:00 Minicurso – MUSEOLOGIA SOCIAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
20:00  Palestra de encerramento – Prof. Dr. Marcelo Cunha – UFBA
Tema: Comunicação e Representação: as minorias étnicas e sociais em Museus

 


2010


4º SIMPÓSIO DE ARQUEOLOGIA E PATRIMÔNIO DE MINASGERAIS E A 3ª REUNIÃO DA SABSUDESTE

 

 

 

As fichas de inscrição estão disponíveis no site www.ufjf.br/maea
Circular nº 01/2010

 

O Departamento de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, juntamente com o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana daUniversidade Federal de Juiz de Fora – MAEA/UFJF têm o prazer de apresentar o 4º SIMPÓSIO DE ARQUEOLOGIA E PATRIMÔNIO DE MINAS GERAIS e a 3ª REUNIÃO DA SABSUDESTE.

 

A promoção do evento é uma oportunidade de divulgar as atividades de pesquisa e extensão efetuadas no âmbito regional, bem como em todo o território do estado de Minas Gerais. A novidade está na expansão interinstitucional e conta mais uma vez com o apoio dos pesquisadores do Setor de Arqueologia da Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade de São Paulo – USP, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – MN/UFRJ e do Instituto de Arqueologia Brasileira – IAB/RJ, que sempre acompanharam e estimularam a realização do evento.

 

A proposta visa agregar pesquisas desenvolvidas no âmbito acadêmico e àquelas oriundas da arqueologia preventiva, além de abrigar mais uma vez a Reunião da Regional Sudeste da SAB. No momento de mudanças e expansão de atuação, a interação e o diálogo são conditio sine qua non nas relações com colegas de outras instituições, bem como áreas do saber que fazem interface com a Arqueologia, como a Museologia, a Educação, a Antropologia, entre outras. Por outro lado, a visibilidade do patrimônio no contexto das políticas públicas nacionais está em conformidade com a intensidade das pesquisas arqueológicas e agenciamento de espaços museais, o que demanda um debate acerca do tema em correlação ao ofício do arqueólogo.

 

O evento está programado para ocorrer entre os dias 04 e 07 de novembro de 2010, no campus da UFOP. Convidamos a todos os interessados a participar e compartilhar o conhecimento produzido em diferentes contextos, possibilitando a interlocução e as reflexões acerca do patrimônio arqueológico. Em breve, será divulgada a Programação e os procedimentos para inscrições de trabalhos.

 

Ouro Preto, 16 de agosto de 2010.
Ana Paula de Paula Loures de Oliveira
Departamento de Museologia – UFOP
Luciane Monteiro Oliveira
Pesquisadora do MAEA – UFJF

 

Circular nº 02/2010
Estão abertas as inscrições para o 4º SIMPÓSIO DE ARQUEOLOGIA E PATRIMÔNIO DE MINAS GERAIS e a 3ª REUNIÃO DA SABSUDESTE. Lembramos que as vagas são limitadas. As fichas de inscrição estão disponíveis no site www.ufjf.br/maea
Participação nos Grupos de Trabalhos (GTs) Os participantes poderão apresentar apenas uma proposta de trabalho como autor principal. Os interessados deverão enviar resumo de até 20 linhas para a ComissãoOrganizadora, por meio do e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. , contendo: título da apresentação, nome dos autor(es) e respectivas filiações institucionais e e-mail para correspondência.
Participação com apresentação de Pôsteres
As apresentações de trabalhos em Pôsteres também serão limitadas a uma por participante. As propostas deverão ser encaminhadas à Comissão Organizadora por meio do e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. , contendo: titulo da apresentação, nome do(s) autor(es), filiação institucional de cada um e e-mail para correspondência.
Prêmio “Ondemar Dias”
As apresentações em painéis estarão automaticamente concorrendo ao prêmio “Ondemar Dias”. As propostas serão avaliadas pela Comissão Científica
Prazos
As inscrições estarão abertas a partir do dia 06 de setembro de 2010. O Simpósio se realizará entre 04 e 07 de novembro de 2010. Propostas de comunicações e pôsteres serão recebidas até dia 1° de outubro.
Os resultados serão divulgados por email e no site www.ufjf.br/maea e no site www.museologia.ufop.br no prazo de 15 dias.
Taxas de Inscrições
O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 30,00 (trinta reais) deverá ser realizado por meio de transferência bancária, cujo recibo deverá ser encaminhado juntamente com a ficha de inscrição para o email: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou para o FAX: (32) 3216-1415.
Banco do Brasil
Ag. 2995-5
Conta Corrente 800963-5
Luciane Monteiro Oliveira
Ouro Preto, 30 de agosto de 2010.
Ana Paula de Paula Loures de Oliveira
Departamento de Museologia – UFOP
Luciane Monteiro Oliveira
Pesquisadora do MAEA – UFJF

PROGRAMAÇÃO DO 4º SIMPÓSIO DE ARQUEOLOGIA E PATRIMÔNIO DE MINASGERAIS E A 3ª REUNIÃO DA SABSUDESTE

 

04 de novembro

18:00 Credenciamento

20:00 Cerimônia de Abertura com a participação de autoridades e convidados

21:00 Palestra “A Terceira Margem da Arqueologia Preventiva” Tania Andrade Lima - Museu Nacional/UFRJ

22:00 Lançamento do Livro “Arqueologia e Patrimônio de Minas Gerais: Ouro Preto”

Coquetel

 

 

 

 

 

 

 

05 de novembro

9:00 – 10:00 Mesa Redonda Regional SABSUDESTE Identidade e Representação” Ana Paula de Paula Loures de Oliveira - UFOP, Astolfo Araujo - MAE/USP, Christiane Lopes Machado – RHEA/ES

10:00 – 10:30 Coffee Break

10:30 – 12:00 Debate Regional SABSUDESTE Identidade e Representação”Eduardo Neves - MAE/USP (debatedor)

14:00 – 16:00 Mesa Redonda Arqueologia e Patrimônio em empreendimentos lineares: dutovias da PETROBRAS”

Ana Paula de Paula Loures de Oliveira - UFOP “Arqueologia Regional em empreendimentos lineares: o contexto do GASBEL II”

Paulo Seda - UERJ/IAB "Arqueologia nos dutos da Petrobras: os Projetos GASJAP e GASDUC no Rio de Janeiro"

Christiane Lopes Machado - RHEA/ES “Arqueologia e Patrimônio em empreendimentos lineares no ES: dutovias da PETROBRAS”

16:00 – 16:30 Coffee Break

16:30 – 18:00 Debate Mesa Redonda “Arqueologia e Patrimônio em empreendimentos lineares: dutovias da PETROBRAS” - Tania Andrade Lima - Museu Nacional/UFRJ (debatedora)

19:00 – 19:30 Apresentação de Painéis

19:30 – 22:00 Palestra “Arqueologia de Minas Gerais no contexto nacional” - André Prous - UFMG

 

 

 

 

06 de novembro

9:00 – 10:00 Mesa Redonda “Arqueologia Histórica de Minas Gerais”

Alenice Baeta - Artefato/MG - “Proteção de sítios históricos e suas paisagens: algumas reflexões"

Carlos Magno Guimarães - UFMG - “Rebelião nas Minas e Arqueologia: Minas Gerais - 1720”

Paulo Junqueira - Arkaios/MG - "A Casa da Festa"

10:00 – 10:30 Coffee Break

10:30 – 12:00 Debate “Arqueologia Histórica de Minas Gerais” - Andrés Zarankin - UFMG (debatedor)

14:00 – 16:00 Apresentação de trabalhos

16:00 – 16:30 Coffee Break

16:30 – 18:00 Apresentação de trabalhos

19:00 – 19:30 Apresentação de Painéis

19:30–22:00 Palestra A atuação do Ministério Público na defesa do Patrimônio Arqueológico de Minas GeraisMarcos Paulo de Souza Miranda - Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais

 

 

07 de novembro

9:00 – 10:00 Mesa Redonda - “Patrimônio Arqueológico e Musealização: uma perspectiva crítica”

José Bittencourt - IPHAN/MG e UFOP - "O Carste de Lagoa Santa: a musealidade de uma região tradicional"

Luciane Monteiro Oliveira - MAEA/UFJF - “Do objeto ao sujeito: a relação de percepção e apropriação”

Maria Cristina Oliveira Bruno - MAE/USP - “Musealização da Arqueologia: os desafios do ensino e pesquisa”

10:00 – 10:30 Coffee Break

10:30 – 11:55 Debate “Patrimônio Arqueológico e Musealização” Maria Clara Migliacio - IPHAN/DF (debatedora)

12:00 Encerramento do Simpósio e entrega do Prêmio “Ondemar Dias”