NUPEPS - Núcleo de Pesquisa e Extensão do Patrimônio Sacro

NUPEPS Data de Oficialização:
13/11/2018

Coordenadores:
- Prof. Dr. Célio Macedo Alves
Profa. Dra. Vania Carvalho dos Santos

Localização:
Sala 209 - EDTM/UFOP

O Núcleo de Pesquisa e Extensão do Patrimônio Sacro (NUPEPS) desenvolve projetos no município de Ouro Preto, em Minas Gerais, na Paróquia de Nossa Senhora do Pilar / Museu de Arte Sacra e contempla a revisão e atualização, ampliação do inventário dos bens móveis da Paróquia realizado no período de 1980 a 1985. O patrimônio sacro de caráter material da Paróquia foi formado e desenvolvido a partir das irmandades e ordens religiosas desde o Século XVII ao Século XX; e ele é composto de aproximadamente 5000 (cinco) mil objetos, além dos bens integrados, conceito este elaborado pela Museóloga e Consultora do IPHAN, Sra. Lygia Martins Costa, em 1992 tais como: pintura de forros e de paredes, e eventualmente de suas molduras esculpidas; dos retábulos de um modo geral e respectivos frontais; dos revestimentos azulejares ou esculturados, totais ou enquadrados, internos ou externos; do acabamento do arco-cruzeiro, tribunas e às vezes do supedâneo; etc.