Programação - Semana de Integração Acadêmica – 2022-2

Novembro 28, 2022

aula-inaugural-museologia-ufop-2022-2.jpg

Para iniciar o semestre letivo do 1º Curso de Museologia do estado de Minas Gerais o Colegiado, o Departamento, Centro Acadêmico, e a Empresa Jr. de Museologia da Escola de Direito Turismo e Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto prepararam uma semana com diversas palestras e atividades integrando a programação da Aula Inaugural.

28/11/2022 – Segunda-feira – Sem aulas devido ao Jogo do Brasil pela Copa do Mundo de Futebol*

(*Após consulta à PROGRAD)

29/11/2022 – Terça-feira – Atividade Presencial - Escola de Direito Turismo e Museologia

19:00h - Composição mesa de Boas Vindas – TODOS OS  PERÍODOS – Auditório CEAD (2º. Andar)

- Profa. Dra. Marcia Maria Arcuri Suner - Diretora da Escola de Direito Turismo e Museologia

- Profa. Dra. Priscilla Arigoni Coelho – Chefe do Departamento de Museologia

- Prof. Dr. Gilson Antônio Nunes – Coordenador do Curso de Museologia

19:20h – Aula Inaugural

Palestra: O que o mercado espera de nós? - Museólogo Dr. Carlos Augusto Ribeiro Jotta – Museu das Minas e do Metal Gerdau

Coordenação:  Profa. Dra. Priscilla Arigoni Coelho – Coordenador do Laboratório de Museografia e Prof. Dr. Fábio Adriano Hering – Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Museologia, Teoria Museológica e Patrimônio (LAMUPi)

30/11/2022 – Quarta-feira – Atividade Presencial – Laboratório de Conservação - Escola de Minas – Praça Tiradentes (Entrada Lateral)

19:00h – Visita às Instalações do Laboratório de Conservação e Restauro – DEMUL-EDTM-UFOP – 1º. PERÍODO

Coordenação: MSc. Edson Fialho de Rezende – Coordenador do Laboratório de Conservação e Restauro

01/12/2022 – Quinta-feira - Atividade Presencial - Escola de Direito Turismo e Museologia

19:00h – Apresentação das Instalações DEMUL/CAMUL/SOMUS Jr. - 1º. PERÍODO -  Sala 306 (3º. Andar)

19:00h – Apresentação do Centro Acadêmico do Curso de Museologia

19:30h – Apresentação da SOMUS – Empresa Jr. de Museologia**

20:00 – Apresentação do Curso de Museologia da UFOP - Prof. Dr. Gilson Antônio Nunes – Coordenador do Curso de Museologia

21:00h – Visita às Instalações do Curso de Museologia – DEMUL-EDTM-UFOP

Coordenação Prof. Dr. Gilson Antônio Nunes – Coordenador do Curso de Museologia, Centro Acadêmico do Curso de Museologia e SOMUS – Empresa Jr. de Museologia** (**A confirmar)

02/12/2022 – Sexta-feira – Sem aulas devido ao Jogo do Brasil pela Copa do Mundo de Futebol*

(*Após consulta à PROGRAD)

Palestra: O que o mercado espera de nós?

Essa fala busca uma reflexão para entendermos a expectativa do mercado de trabalho da museologia com os novos profissionais que estão se formando. Com as mudanças no perfil dos museus e instituições culturais no Brasil, o perfil do profissional dessa área também mudou. O financiamento privado, a gestão de recursos públicos e o fortalecimento da memória empresarial trouxe para os museólogos e museólogas o desafio do domínio de novas competências. Dessa forma esse breve recorte tem o intuito de aguçar os novos estudantes para a sua futura atuação.

Palestrante: Museólogo Dr. Carlos Augusto Ribeiro Jotta – Biografia:

Museólogo formado pela Universidade Federal de Ouro Preto (2012), Mestre em Ciência da Informação (2015) e Doutor em História (2021) ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua na gestão de projetos em museologia com ênfase em exposições, coleções e organização de museus. É professor Adjunto I da PUC MG do Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Conservação e Gestão do Patrimônio Cultural. Professor Substituto do Centro Universitário Claretiano (SP) e Professor Convidado do Instituto de Conservação e Restauro Pachamama (SP). Atuou como consultor ad hoc na Itaipu Binacional, Gabinete da Presidência da República do Brasil, Fundação Oswaldo Cruz, IPHAN e outras marcas na indústria.