Presença no Programa (re)CONEXÕES do Instituto Brasileiro de Museus

Junho 30, 2024

reconexoes

O Curso de Museologia mais antigo de Minas Gerais, o da Escola de Direito, Turismo e Museologia (EDTM) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), esteve presente no evento do Programa (re)CONEXÕES do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

O evento foi realizado no dia 26 de junho, no Auditório A102 do Cad 2, na Universidade Federal de Minas Gerais, das 9h às 17h, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e o Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais.

O objetivo foi coletar contribuições para a construção do novo Plano Nacional Setorial de Museus.

Representaram a UFOP a Diretora da EDTM Profa. Márcia Arcuri e o Presidente do Colegiado e Coordenador do Curso de Museologia Prof. Gilson Nunes, ambos do o Departamento de Museologia (DEMUL).

Também participaram alunos/as e ex-alunos/as do Curso de Museologia da UFOP que atuam em diversas instituições incluindo profissionais de museus que integram o Sistema de Museus de Ouro Preto, que contaram com o apoio no transporte da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal da cidade.

Dentre as diretrizes propostas está o estímulo para a criação de Sistemas de Museus nos estados e municípios que ainda não possuem. Segundo o Prof. Gilson Nunes responsável pela disciplina Políticas Públicas na Área da Museologia (MUL110) do Curso de Museologia, apenas metade dos estados e um número ínfimo de capitais possuem essas redes de articulação e cooperação entre instituições museais.

Todas as propostas de diretrizes recolhidas pelo programa (re)CONEXÕES em todo o Brasil serão debatidas no Fórum Nacional de Museus realizado em novembro de Fortaleza.

#museusbr #minhaufop #astronomiaufop

Por Prof. Gilson Antônio Nunes