Nota do DEMUL sobre o incêndio no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG

Junho 16, 2020

NOTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE

A comunidade do Departamento de Museologia (DEMUL) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) manifesta seu pesar e vem através desta nota se solidarizar com as/os estudantes, as/os técnicos, as/os funcionárias/os terceirizadas/os, as/os pesquisadoras/es e as/os docentes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pelo trágico incêndio que acometeu a Reserva Técnica do Museu de História Natural e Jardim Botânico na manhã do dia 15 de junho de 2020.

Infelizmente vemos repetir-se no Brasil a lamentável perda de importantes acervos de História Natural, Arqueologia e Etnologia, valiosos como fontes de pesquisa, educação e patrimônio, cujos valores residem não apenas nos aspectos materiais de sua existência, mas na própria compreensão do passado, do presente e do futuro de nossa relação com os bens culturais, além de refletirem a história mesma das práticas do colecionismo nas relações com os fazeres acadêmicos aos quais se relacionam.

Museus devastados não apenas pelo fogo, estão também adoecidos pelo não cumprimento das políticas públicas nacionais que, existentes, vem sendo negligenciadas pelos poderes públicos nos últimos anos. A cada desastre segue-se a comoção e depois um relativo esquecimento, adormecido pela falta de práticas que coloquem em evidência a necessidade de ações efetivas de planejamento e planos de emergência para nossos museus.

Perdeu-se, uma vez mais, um valioso conjunto de bens culturais que são fonte e testemunho de aspectos da arte, da cultura, da identidade e das memórias de diferentes grupos sociais. Esperamos que as autoridades competentes adotem medidas para apuração do ocorrido.

Nos solidarizamos com a dor das/os profissionais que perderam anos de suas pesquisas e produção acadêmica com o incêndio e com a sociedade que não mais poderá desfrutar das ações educativas e de aprendizado que o acervo proporcionava.

Com o registro de nosso sentimento de luto, nos colocamos à disposição para colaborar nas ações vindouras.

Ouro Preto, 16 de junho de 2020.

Comunidade da Museologia UFOP.
nota_de_pesar_e_solidariedade.pdf72 KB