Museus Universitários: Redes de Experiências

Maio 4, 2021
A Rede de Museus e Acervos da Universidade Federal de Ouro Preto é uma articulação entre os setores responsáveis pela gestão de acervos pertencentes à UFOP. Nosso objetivo é desenvolver ações integradas relacionadas à preservação e divulgação do patrimônio cultural e científico, contribuindo para sua maior visibilidade e valorização na sociedade.
A série de webinários Museus Universitários: redes de experiências é uma contribuição que a Rede de Museus da UFOP oferece ao debate muito mais amplo que está sendo realizado no contexto das universidades públicas brasileiras e que visa ao fortalecimento dos processos de gestão de seus acervos. Damos destaque à apresentação da análise realizada por docentes que assessoram a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no processo de elaboração do importante Relatório GT ANDIFES (2020). Temos a honra de contar com a presença da Profª Cláudia Rodrigues Carvalho (UFRJ) e do Prof. Marcelo Nascimento Bernardo da Cunha (UFBA) em nossa mesa de abertura, que irá tratar deste assunto.
No dia 19 de maio trataremos especificamente do tema das redes de museus. Receberemos nesta ocasião o arquiteto Alexandre Feitosa (IBRAM) que apresentará a Rede Nacional de Identificação de Museus, e o Prof. Maurício Candido da Silva (USP), que falará sobre a Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários. No terceiro e último dia de evento teremos acesso a relatos de experiências realizadas em museus universitários. Convidamos a conservadora Ariane Lavezzo (MAC/USP), o Prof. Jezulino Lúcio Mendes Braga (UFMG) e o Prof. Manuel Ferreira Lima Filho (UFG) para apresentar relatos de experiências nas áreas de conservação, educação e documentação museológicas.
O evento Museus Universitários: redes de experiências acontecerá no canal UFOP Cultura, no youtube, e oferecerá certificação para os inscritos que assinarem as listas de presença que serão disponibilizadas no decorrer das apresentações. A série de webinários faz parte da programação da XIX Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), e que neste ano traz o tema: O futuro dos museus: recuperar e reimaginar.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Saiba mais em: http://rededemuseus.ufop.br/-/