Exposição "Síntese - Derivações poéticas: som, espaço e a imagem"

Julho 18, 2024

sintese_main

Centro Cultural UFMG sedia colóquio internacional sobre o espaço, o som e a imagem

O colóquio internacional Síntese - Derivações poéticas: som, espaço e a imagem será realizado no dia 19 de julho, das 9h às 17h30, no auditório do Centro Cultural UFMG, com transmissão ao vivo pelo YouTube. O evento acadêmico é resultante das disciplinas compartilhadas pela Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM) e possibilita o encontro entre professores, alunos e artistas convidados para debates. A atividade integra a programação do 56º Festival de Inverno UFMG, é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia, com classificação livre.

9h - 9h10 - Fala de abertura - Fabrício Fernandino

9h10 - 9h30 - Pró-Reitoria de Cultura e o Festival de Inverno UFMG - Fernando Mencarelli

9h30 – 10h - O programa de Pós-Graduação em Artes da UFMG e a importância de sua internacionalização - Rita Lage

10h – 10h30 - Avances en la integración del Espacio de Posgrado Regional - Juan Manuel Sotelo

10h30 – 10h45 - Intervalo

10h45 – 11h30  Implementação de esculturas sonoras participativas em espaços públicos - Lukas Kühne

11h30 – 12h15 - Síntesis: sonido, silencio y gesto - Damián Rodríguez Kees

12h15 – 12h30 - Encerramento dos trabalhos do turno da manhã - Fabrício Fernandino

12h30 - 14h - Intervalo para almoço

14h – 14h45 - Processos criativos por síntese computacional - Francisco Marinho

14h45 – 15h30 - Una visita desviada: acciones artísticas callejeras, de lo individual a lo colectivo - Elia Torrecilla

15h30 – 15H45 - Intervalo

15h45 - 16h30 - Estudios Sonoros Latinoamericanos: Sonoridades Situadas. Antecedentes - Mayra Estévez Trujillo

16h30 – 17h15 - Silêncios costeiros, escuta enredada - Raquel Stolf

17h15 – 17h30 - Encerramento - Fabrício Fernandino

Sobre os convidados

Fernando Mencarelli é professor titular da UFMG, pesquisador CNPq e diretor teatral. Pró-Reitor de Cultura da UFMG. Doutor e mestre pela Unicamp, na área de História Social da Cultura.

Rita Lage é professora associada II da Escola de Belas Artes da UFMG. Atualmente exerce a função de coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA/UFMG. Possui doutorado (2012) e mestrado (2001) em História pela UFMG, na linha de pesquisa História Social da Cultura.

Juan Manuel Sotelo é coordenador de cooperação científica, projetos acadêmicos e pesquisas. Secretário executivo da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu, Uruguai. Responsável por dois programas de intercâmbio científico acadêmico (Comissões Acadêmicas e Núcleos Disciplinares) que realizam pesquisas científicas em áreas específicas do Conselho de Reitores da AUGM.

Lukas Kühne é escultor, artista sonoro, curador, professor e pesquisador. Atualmente é diretor do Instituto de Música da Faculdade de Artes - UDELAR, Uruguai.

Damián Rodríguez Kees é compositor, professor, pesquisador, gestor cultural. Licenciado pelo Instituto Superior de Música (ISM) da Universidade Nacional do Litoral (UNL) onde é Professor Catedrático Ordinario. Possui mestrado em Arte Latino-Americana pela Universidade Nacional de Cuyo, Argentina.

Francisco Marinho é artista plástico graduado em Engenharia Mecânica pela UFMG (1983), mestre em Artes Visuais pela UFMG (1997) e doutor em Ciências da Comunicação pela USP (2004). Pós-doutor em Literatura e Informática pela UFSC. Professor aposentado do Curso de Cinema de Animação e Artes Digitais (1999 a 2017) na área de Artes Digitais na UFMG.

Elia Torrecilla é professora da Faculdade de Belas Artes de Altea, Espanha - Área de Desenho - Universidade Miguel Hernández, doutora em Arte, Pesquisa e Produção. É membro do grupo de pesquisa Matéria e do Centro de Pesquisas Artísticas (CíA).

Mayra Estévez Trujillo é doutora em Estudos Culturais Latino-Americanos, pesquisadora, professora, artista e gestora cultural. Foi diretora nacional de Artes e Criatividade; assessora do Vice-Ministério de Cultura e Patrimônio do Equador; subsecretária de Artes e Criatividade do Ministério da Cultura e Patrimônio do Equador. Atualmente é professora convidada para ministrar a disciplina Teorias Críticas da Cultura e das Artes, na Escola de Pós-Graduação da Universidade das Artes, Guayaquil-Equador.

Raquel Stolf é artista e pesquisadora. Atua como professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Artes Visuais da UDESC, em Florianópolis. Atualmente desenvolve pós-doutorado no PPGCA-UFF, com supervisão de Giuliano Obici, junto ao Laboratório e Grupo de Pesquisa SOMA – Som nas Artes (CNPq/UFF), em Niterói.

Artistas que integram a mostra

Alessandro Aued, Ana Paola Ottoni, André Mázio, Anna Stolf, Antônio Salgado, Elô Rossoni, Gabriela Augustha, Inajá Neckel, Julia Arbex, Julia Bernardes, Lucas Carvalho Rôla, Marangotus, Patrícia Coelho, Rieke Hettinger, Roberval Borges, Sabrina Damas, Sofia Assis, Thainá Carvalho, Welington Dias e Zel são os artistas que integram a mostra Síntese - Derivações poéticas: som, espaço e a imagem.

Artistas colaboradores

Gilberto Mauro, Isabel Isaura, Jakson Kreuz, Miguel Meléndez, Rodrigo Antero contribuíram no processo de produção das obras que compõem a exposição.

Link para a matéria completa