Ex-Aluna de Museologia publica seu segundo livro

Junho 8, 2024

A autora Marizabel Vieira Pacheco, Ex-Aluna do curso de Museologia da UFOP publicou o livro "Sinhá Olímpia de Ouro Preto" que conta com apresentação do professor de História da Arte do curso de Museologia, Célio Alves Macedo, expondo sobre o atravessamento que ele guarda de Sinhá Olímpia.

Marizabel conta que a iniciativa para a criação do livro começou quando assistiu a uma peça do Grupo de Teatro Andante, de Belo Horizonte, que trazia boa parte da vida de Dona Olímpia. "Deu vontade de compartilhar a história, falar de uma criança e de uma mulher, talvez, incompreendida, talvez, protagonista feminina, libertária, enfim uma figura marcante."

Esse é o segundo livro de Marizabel em que há ramificações da Museologia. A autora busca celebrar a memória coletiva, tentando evitar apagamentos presentes e futuros: "Procuro sempre trazer os ensinamentos da Museologia para minha escrita, assim foi com "A Joia do Salto" e agora com "Sinhá Olímpia de Ouro Preto", pois lembrar é também resistir e é uma forma de celebrarmos a nossa cultura."

O livro foi publicado pela editora Mazza e traz ilustrações do artista plástico mineiro Walter Lara, responsável pela coleção De Lá pra Cá.

Sinhá Olímpia de Ouro Preto está disponível no site da editora.

Fonte: https://ufop.br/noticias/pesquisa-e-inovacao/aluna-da-ufop-publica-seu-segundo-livro