ESTÁGIO - Oportunidade de estágio no NUPEPS / Museu de Arte Sacra

Outubro 7, 2019
Oportunidade

O Núcleo de Pesquisa e Extensão do Patrimônio Sacro – NUPEPS do Departamento de Museologia da Escola de Direito, Turismo e Museologia criado pela Prof.ª Dr.ª Vania CARVALHO e pelo Prof. Dr. Celio MACEDO; credenciado pela Pro Reitoria de Pesquisa e o CNPq desde 14 de novembro de 2018 desenvolve o Programa: MUSEU DE ARTE SACRA DE OURO PRETO/PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO PILAR: UMA CONCEPÇÃO DE MUSEU DE TERRITÓRIO NA PROTEÇÃO E ACESSIBILIDADE DO PATRIMÔNIO SACRO. O Programa está desenvolvendo em 07 (sete) projetos, a saber:

1. Sistema de Recuperação da Informação Informatizada dos Bens Móveis e Integrados. (em andamento)
  2. Banco de Dados dos Artistas e Artífices dos Séculos XVIII e XIX (em andamento).
  3. Ciclo de Palestras Temáticas: Museologia, Museografia, Conservação e Restauração, História, História da Arte e Patrimônio. (a iniciar)

CONCEPÇÃO

Os projetos foram concebidos e desenvolvidos pela Prof.ª Dr.ª Vania Carvalho e Prof. Dr. Celio Macedo, a partir da demanda téorica-aplicada e administrativa-jurídica, em relação a salvaguarda do Patrimônio Sacrado sob a salvaguarda da Paróquia do Pilar através do Museu de Arte Sacra – MAS, e do conceito de Museu de Território ou de Resistência/Subtipologia Museu de Percurso, sg. (VARINE,2000).

CARACTERÍSTICAS

Os 03 (três) projetos se caracterizam pela IDENTIFICAÇÃO, CIRCULAÇÃO E SEGURANÇA do Patrimônio Sacro de caráter material e/ou imaterial que está sob a salvaguarda da PARÓQUIA DO PILAR composta pela BASÍLICA, 05 (cinco) capelas filiais e 04 (quatro) passos.

OBJETIVOS

Salvaguarda e Acessibilidade do Patrimônio Sacro da Paróquia do Pilar – Museu de Arte Sacra atendo a demanda interna e externa institucional.

CANDIDATURA

Poderá se candidatar ao estágio supervisionado o discente que:

1. Estiver regularmente matriculado, a partir do 5º período, com coeficiente geral nota 7,0;
  2. Tiver interesse nas áreas de CONSERVAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO, PESQUISA E COMUNICAÇÃO.
  3. Estiver disponível em realizar o Estágio Supervisionado I ou II perfazendo um total de 120 (CENTO E VINTE) horas, ou seja, 20 (vinte) horas semanais, de acordo com o horário definido pela Direção do Museu de Arte Sacra.

DOCUMENTOS PARA A CANDIDATURA

Os interessados deverão encaminhar via e-mail vaniacarvalho@ufop.edu.br até o dia 11 de outubro de 2019 às 00:00 horas os seguintes documentos:

1. Histórico escolar atualizado;
  2. Carta de motivação para o trabalho no referido projeto, e a área de preferência de atuação: CONSERVAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO, PESQUISA, COMUNICAÇÃO.
  3. Domínio do Excel .

RESULTADO DA SELEÇÃO

A Comissão Avaliadora será composta pelo Diretor do Museu de Arte Sacra, Sr.Carlos José Oliveira, Prof.Dr. Celio Macedo e Prof.ª Dr.ª Vania Carvalho. O resultado será divulgado através do site do Departamento de Museologia, https://museologia.ufop.br.; no dia 16 de outubro do corrente.

Para visualizar o Edital, acesse o link anexo:

estagio_nupeps.pdf213 KB