Conversa de Museólogo

Outubro 5, 2022

conversa_de_museologo

Queridos alunos, alunas e alunes,

Organizamos para quinta (dia 06/10), às 17:00h, a edição do “Conversa de Museólogo” que visa promover um bate-papo entre os graduandos e egressos do curso de Museologia da UFOP, afim de criar conexões e apresentar as múltiplas possibilidades de atuação no campo museológico. 

Nosso convidado da semana é nosso ex-aluno Rodrigo Luiz dos Santos que atua como museólogo no Museu Universitário da PUC-Campinas. A palestra ocorrerá no Laboratório de Museografia, sala 106, da Escola de Direito, Turismo e Museologia (EDTM/UFOP).

A palestra tem como pano de fundo a experiência em Gestão de Museus, a partir do Museu Universitário, passando pelos seguintes pontos:

- Gestão de Acervo;

- Gestão de Pessoas;  

- Orçamento;

- Inventário-Documentação de Acervo;

- Documentação Institucional;

- Conservação e Preservação;

- Gerenciamento de Risco;

- Exposições-Comunicação;

- Atendimento de Público (visitantes e pesquisadores);

- Segurança de Acervo;

- Mercado de trabalho a partir das experiências pessoais, como proprietário de uma empresa de consultoria e assessoria em museus.

Breve Currículo:

Formado em Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto; Licenciado em História pela Universidade Metodista de Piracicaba; Especialista em Cultura e Arte Barroca, pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua há mais de 15 anos na área museológica. Atualmente responde como Museólogo e Coordenador do Museu Universitário da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. De 2018 a 2020, ocupou o cargo de Museólogo do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas; Curador da Exposição Itinerante Porta, Porteira, Portão: modos de falar e costumes do interior – ACAM Portinari/Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, dentre outras colaborações e projetos expográficos. Possui experiência em Processos Museológicos Comunitários e Museologia Social; Museólogo responsável pelo Projeto Expográfico da Casa Museu Quinta da Esperança, em Cuba/Portugal; Atuou como Representante Regional da Região Administrativa de Campinas – Grupo de Trabalho do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (GTC-Sisem-SP), no período de 2006-2012. Sócio proprietário da Engenho Cultural - Consultoria e Assessoria em Museu atuante no mercado desde 2016.

Forte abraço,

Profa. Priscilla.