Aula Inaugural 2023/1

Maio 2, 2023

aula inaugural

O Colegiado de Curso e o Departamento de Museologia da UFOP convidam a todos para a abertura do semestre acadêmico do Departamento de Museologia da UFOP, a ocorrer no dia 04/05/2023, quinta-feira, no horário das 19:00 horas. Na ocasião contaremos com a palestra “Questões socialmente vivas e museus”, proferida pelo Prof. Dr. Jezulino Lúcio Mendes Braga, do curso de Museologia da UFMG. A Profa. Dra. Yara Mattos será a debatedora. O evento é coordenado pelos Profs. Drs. Gilson Nunes e Fábio Hering. O evento ocorrerá na sala 203 do prédio da EDTM, Campus Morro do Cruzeiro, Ouro Preto. Serão fornecidos certificados de participação aos presentes. A atividade é aberta a toda a comunidade. 

Programação - Aula Inaugural - Curso de Museologia da UFOP - 2023-1 

Para iniciar o semestre letivo do 1º Curso de Museologia do estado de Minas Gerais o Colegiado e o Departamento de Museologia da Escola de Direito Turismo e Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto prepararam a programação da Aula Inaugural. 

04/05/2023 – Quinta-feira – Atividade Presencial - Sala 203 - Escola de Direito Turismo e Museologia 

19:00h - Composição mesa de Boas Vindas – TODOS OS PERÍODOS

Profa. Dra. Marcia Maria Arcuri Suner - Diretora da Escola de Direito Turismo e Museologia 

Profa. Dra. Priscilla Arigoni Coelho – Chefe do Departamento de Museologia

Prof. Dr. Gilson Antônio Nunes – Coordenador do Curso de Museologia 

19:20h – Aula Inaugural 

Palestra: Questões socialmente vivas e os museus - Prof. Dr. Jezulino Lúcio Mendes Braga - Professor do Curso de Museologia da Escola de Ciências da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais 

Debatedora: Profa. Dra. Yara Mattos 

Coordenação: Prof. Dr. Fábio Adriano Hering – Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Museologia, Teoria Museológica e Patrimônio (LAMUPi) 

Sobre a palestra: Em que medida os processos museais nos ajudam a entender questões socialmente vivas e propor ações que possam superar o racismo , a homolesbobitransfobia, misoginia , em busca de uma sociedade justa ? Que inquietações os museus propõem?