Oficina "A consolação dos objetos"

Setembro 12, 2022

A consolação dos objetos

Oficina "A consolação dos objetos: Imaginação e emoção nas experiências museais. Aproximações entre o Museu Casa Guignard (Ouro Preto) e o Museu da Inocência, em Istambul"

Resumo: Dentro da temática da 16ª Primavera de Museus, propomos um olhar para "outras histórias"; que revelam a potência dos pequenos museus. Através de uma abordagem dialógica, com discussões e visitas à exposição de longa duração do Museu Casa Guignard, a oficina objetiva desvelar e discutir aproximações possíveis entre o acervo do museu, com destaque para a coleção dos Cartões Para Amalita, e o Museu da Inocência, organizado pelo romancista Orhan Pamuk, em Istambul, na Turquia. A apreensão dos objetos do cotidiano, as relações entre tempo, memória, imaginação e emoção serão abordadas como metáforas fundamentais para construir os sentidos de identificação entre os sujeitos e as coleções nas experiências museológicas.

Datas e horários:
Terça-feira, 20 de setembro de 2022: 14h00-17h00
Quarta-feira, 21 de setembro de 2022: 14h00-17h00
Quinta-feira, 22 de setembro de 2022: 14h00-17h00

25 vagas | Museu Casa Guignard

Link para inscrição: https://forms.gle/SB14rAmmPU3BhkADA

Ministrantes

Yara Mattos é graduada em Museologia pelo Curso de Museus/MHN/UFRJ. Doutora em Ciências Pedagógicas/Instituto Central de Ciências Pedagógicas/La Habana/Cuba. Professora Aposentada do Departamento de Museologia/Universidade Federal de Ouro Preto. Membro do Conselho Internacional de Museus – ICOM/CECA. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários – ABREMC. Coordena os trabalhos do Ecomuseu da Serra de Ouro Preto, junto às comunidades que habitam os bairros circunvizinhos ao Parque Arqueológico Morro da Queimada.

Bruno Porpora é bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Realiza mestrado na linha de Teoria e Método da Gestão Patrimonial e dos Processos Museológicos: salvaguarda e comunicação no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia (PPG-Mus), da Universidade de São Paulo. Desenvolve estudos sobre as relações entre Museologia e Cinema, Museologia e Globalização, Expografia, Comunicação Museológica e Teoria Museológica.

*Haverá emissão de certificado para os participantes