Minicurso - MUSEUS, MUSEOLOGIA E CULTURA DE MASSA

Novembro 8, 2021

minicurso

Egresso do curso de Museologia da UFOP ministrará minicurso no Encontro de Saberes

Bruno Couto Porpora, egresso do curso de Museologia da UFOP e mestrando em Museologia pela USP (PPGMus/USP) ministrará minicurso intitulado "Museus, Museologia e Cultura de Massa: Transformações do fim do século XX" no Encontro de Saberes 2021.

O minicurso tematiza algumas das transformações operadas no campo dos museus e da Museologia no fim do século XX. A aproximação com a cultura de massa, expressa na multiplicação de instituições de memória em todo o mundo e na ascensão global das megaexposições itinerantes de artes visuais apontam para uma diluição no limite museu-exposição, além dos desafios impostos pela emergência das tecnologias da informação. Para discutir este cenário, serão brevemente abordados os conceitos de museu, Museologia, globalização e cultura de massa. Como sintomas desta nova realidade, serão apresentados os elementos-chave que demarcam o período: a nova arquitetura de museus, as megaexposições e sua chegada ao Brasil na década de 1990, os novos dispositivos tecnológicos e a decorrência destes fatores nas discussões do campo museológico. 

Ele acontecerá nos dias 30/11 (terça-feira) e 01/12 (quarta-feira), das 14h30 às 16h30, em ambiente online. Serão oferecidas 30 vagas. A inscrição é gratuita e deve ser realizada através do site oficial do evento até o dia 15/11: encontrodesaberes.ufop.br/index.php