Encontro Virtual: 10 anos da Primeira Turma de Museólogos de Minas Gerais

Agosto 27, 2022

10 ANOS DA PRIMEIRA TURMA DE MUSEÓLOGOS DE MINAS GERAIS

O Curso de Museologia mais antigo de Minas Gerais, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) comemora os 10 anos da formação da primeira turma de profissionais Museólogos do estado.

Para celebrar a data o Colegiado e o Departamento de Museologia da Escola de Direito Turismo e Museologia da UFOP promovem um encontro virtual da primeira turma de Museólogos de Minas Gerais no dia 31 de agosto de dois mil e vinte e dois, quarta-feira, às vinte horas, via GoogleMeet. Os interessados em participar podem contatar o Coordenador do Curso de Museologia Professor Gilson Antônio Nunes (gilson@ufop.edu.br).

A profissão de Museólogo é regulamentada pela Lei Federal N. 7.287, de 18 de dezembro de 1984 e além da formação nos cursos de Museologia para exercer suas atividades, o profissional deve se registrar no Conselho Regional de Museologia da 2ª Região (COREM2R), no caso de Minas Gerais, que integra o sistema do Conselho Federal de Museologia.

O curso da UFOP foi criado em 2008, tem duração de quatro anos e aulas no período noturno, sendo por isso o primeiro nesse turno do Brasil. Além das aulas teóricas e práticas nos laboratórios os alunos realizam estágios em museus e visitas técnicas. Desenvolvem uma exposição curricular aberta à comunidade além da defesa do trabalho de conclusão de curso. Os alunos ainda podem participar de atividades de pesquisa, ensino e extensão coordenados pelos professores do Departamento de Museologia e se envolver na gestão e atividades do Centro Acadêmico e da Empresa Júnior.