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CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MUSEOLOGIA E SOCIEDADE

A criação do Curso de Especialização lato sensu em Museologia e Sociedade (CEMUS) do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) na reunião de 22 de maio de 2012, por meio da Resolução 4.897. As aulas que estão previstas para ocorrem às sextas-feiras e aos sábados e totalizarão 360 horas/aula.

   

ATENÇÃO: NO MOMENTO NÃO HÁ PREVISÃO PARA ABERTURA DE NOVAS TURMAS

 

 

Informações sobre o curso:

Áreas: Museologia e áreas afins

Processo Seletivo: Análise do Curriculum Vitae e Carta de Intenções

Mensalidade: R$350,00

Período do curso: 01/13 a 12/13

Período de inscrição: 26/11/2012 a 07/12/2012

Período de seleção: 08/12/12 a 15/12/12

Início do Curso: 11 de janeiro

Matriz Curricular

Direito do Patrimônio Cultural

História do Pensamento Museológico

Direito do Patrimônio Cultural

Museologia e Antropologia

Museus e Diversidade sociocultural brasileira

Museus, Memória e História

Museus, Memória e Imagem

Metodologia do trabalho científico

Patrimônio Cultural e Paisagem

Documentação de Acervos Museológicos

Museus, Comunicação e Informação

Processos de Preservação em Museologia

Criação e planejamento de espaços museais

Museus e novas tecnologias

Pesquisa, Ensino e Extensão em Museus

Acessibilidade em museus

Seminários Temáticos

- Processos Museais Comunitários

- Gestão de Museus e Governança Social

- Museus Narrativas e Discursos

- Museus e Gênero

- Arqueologia e Reserva Técnica

- Museus e Imaginário Social

Corpo Docente

Profª Drª Ana Paula Loures Oliveira
Profº Drº Jose Neves Bittencourt

Profª Drª Juçara Gorski Brittes

Profª Drª Kassandra da Silva Muniz

Profª Drª Luciane Monteiro Oliveira

Profº Drº Manuel Ferreira Lima Filho
Profª Drª Maria do Carmo Pires

Profª Drª Yára Mattos

Profª Msc Ana Cristina Audebert

Profº Msc. Carlos Magno Paiva

Profª Msc. Gabriela de Lima Gomes

Profº Msc. Gilson Antônio Nunes

Profª Msc. Priscilla Arigoni Coelho

Profº Msc Rafael Azevedo Gomes

Profº José Arnaldo C. Aguiar Lima

Cordenadora: Profa. Dra. Ana Paula de Paula Loures de Oliveira - E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

E-mail do Curso de Pós Graduação: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES / CURSISTAS PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MUSEOLOGIA E SOCIEDADE

O Curso de Especialização em Museologia e Sociedade, pós-graduação latu sensu - CEMUL/UFOP, FAZ SABER que no período de 26 de novembro de 2012 a 07 de dezembro de 2012, estarão abertas as inscrições para o Processo de Seleção de Estudantes para o Curso de Especialização "Museologia e Sociedade", na modalidade presencial.

As inscrições serão realizadas pessoalmente, no horário de 16h às 22h, de terça-feira às sextas-feiras, ou por correios.

O candidato deverá preencher uma ficha de inscrição e carta de intenções que serão disponibilizadas no site do Curso de Museologia: www.museologia.ufop.br.

Serão aceitas as inscrições enviadas até o dia 07 de dezembro de 2012.

Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Processo de Seleção do Estudante /  Cursista será regido pelas regras estabelecidas neste edital e executado pelo CEMUL/UFOP.

1.2 O candidato que, por qualquer motivo, deixar de atender às regras estabelecidas neste Edital será eliminado do processo seletivo.

1.3 O candidato aprovado, após matrícula, se comprometerá frequentar, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) da frequência, por disciplina. Se comprometerá, também, a entregar as atividades e realizar avaliações propostas, além de cumprir com os pagamentos das mensalidades em dia.

1.4 Serão oferecidas 30 (trinta) vagas.

1.5 Além dos custos com as mensalidades, será de responsabilidade dos alunos os custos de deslocamentos para frequentar o curso, bem como os custos oriundos das execução dos trabalhos exigidos ao longo do curso.

2. INSCRIÇÕES

2.1 Período de vigência do Edital: de 26 de novembro de 2012 a 07 de dezembro de 2012.

2.2 As inscrições poderão ser feitas PESSOALMENTE, no Departamento de Museologia, sala 115, prédio DEDIR/DETUR/DEMUL, campus Universitário, Morro do Cruzeiro, Ouro Preto/MG - CEP: 35400-000, de 16h as 22h de terça-feira a sexta-feira, OU VIA CORREIOS. Serão aceitas inscrições remetidas até o dia 07 de dezembro de 2012.

2.3 As inscrições só serão válidas mediante o recebimento dos documentos constantes do item 3, desse edital.

3.  DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

As inscrições deverão ser feitas pessoalmente, ou via correios, no endereço citado no item 2.2 e deverão conter, necessamente:

3.1 Ficha de inscrição e carta de intenções que serão disponibilizadas no site do Curso de Museologia: www.museologia.ufop.br.

3.2 Cópia do Documento de Identidade com foto.

3.3 Cópia de diploma de graduação, reconhecido pelo MEC em Museologia ou áreas afins., a saber: História, Antropologia, Arqueologia, Ciências Sociais, Direito, Turismo, Filosofia, Sociologia, e outras.

3.4 Curriculum Vitae sintético, onde conste a informação acadêmica e a experiência profissional do(a) candidato(a)

3.5 Carta de intenção, redigida pelo(a) próprio(a) candidato(a), onde constem os seguintes itens: a) interesse e experiências quanto ao conteúdo do Curso (Museologia e Sociedade); b) experiências anteriores em museus, arquivos, preservação, documentação; c) interesse e conhecimento da área; d) expectativas em relação ao curso, mais especificadamente no que diz respeito às possibilidades de aplicação dos conteúdos do mesmo.

3.6 O prazo, improrrogável, de recebimento dos documentos é de 26 de novembro a 07 de dezembro de 2012.

3.7 Os documentos enviados por sedex devem ter a data de postagem até o dia 07 de dezembro.

4. PROCEDIMENTOS PARA A INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

Para realizar a inscrição no Processo Seletivo, o(a) candidato(a) deverá observar os seguintes procedimentos:

4.1 Preencher o formulário de inscrição (disponível no site do Curso de Museologia: www.museologia.ufop.br) e a carta de intenções. Trazer esses documentos preenchidos para realizar a inscrição pessoalmente, no horário de 16h às 22h, de terça-feira às sextas-feiras, ou por correios, endereço informado no item 2.2.

4.2 Juntamente com a ficha de inscrição e a carta de intenções, o(a) candidato deverá anexar os documentos solicitados no item 3.2, 3.3 e 3.4. Esses documentos deverão ser entregues pessoalmente ou enviar pelos correios para o endereço informado no item 2.2

4.3 As inscrições enviadas pelos correios só serão aceitas com a data de postagem até o dia 07 de dezembro de 2012.

4.4 CASO ALGUM DOCUMENTO NÃO SEJA ENCONTRADO NO ENVELOPE ENVIADO, NÃO SERÁ AUTORIZADA A SUA COMPLEMENTAÇÃO POSTERIOR.

5. SELEÇÃO

A seleção dos estudantes/cursistas será feita pelo Colegiado do Curso de Pós-graduação em Museologia e Sociedade, com base no entendimento dos itens 2, 3 e 4, desse edital.

5.1 O resultado da seleção será divulgado no site www.museologia.com.br, a partir do dia 15 de dezembro de 2012.

5.2 Serão divulgados APENAS os nomes dos candidatos(as) aprovados(as), por ordem alfabética.

5.3 Os candidatos cujos nomes não constarem na listagem de aprovados(as) deverão aguardar a matrícula para nova chamada.

5.4 Em caso de não preenchimento das vagas, no ato da matrícula, uma nova listagem será divulgada, por ordem alfabética, com os nomes dos(as) candidatos(as) aprovados(as) em ordem de classificação compatível com o preenchimento das vagas remanescentes.

5.5 Em nenhuma hipótese será divulgada a ordem de classificação dos(as) candidatos(as) aprovados(as).

6. MATRÍCULA

No ato da matrícula, o estudante selecionado deverá apresentar:

6.1 Foto 3 x 4.

6.2 Cópias autenticadas do documento de identidade e CPF.

6.3 Cópia autenticada de diploma de curso de graduação em curso reconhecido pelo MEC ou declaração de conclusão, autenticada ou original, de curso reconhecido pelo MEC.

6.4 A data de matrícula será amplamente divulgada no site www.museologia.ufop.br, inclusive, na listagem dos classificados.

7. DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1 É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) o fornecimento de informações e a atualização de seu endereço real ou virtual, bem como de seus dados pessoais constantes no ficha de inscrição.

7.2 O Departamento de Museologia se reserva o direito de cancelar, anular ou adiar o presente Edital, por motivo de não preenchimento total das vagas para o curso, por motivo de força maior ou outra justificativa a critério do Colegiado do Curso de Pós-graduação em Museologia e Sociedade.

7.3 Colegiado do Curso de Pós-graduação em Museologia e Sociedade e a instância competente para a interposição de quaisquer recursos quanto ao processo seletivo e outros.

Ouro Preto, 30 de outubro de 2012.

Profa. Dra. Ana Paula de Paula Loures de Oliveira

Coordenadora


Ficha de Inscrição no Curso de Especialização em Museologia e Sociedade (pós-graduação latu sensu)

  Por favor, copie a ficha abaixo em um editor de texto ou imprima e preencha manualmente, complete todos os campos, anexe a carta de intençõs e documentação solicitada e envie para o endereço especificado abaixo.

DADOS PESSOAIS

Nome: 

Endereço:

Bairro:                                    Cidade:                                    UF:           CEP:      

Tel. Res.:                                         Tel. Com.:                            Tel. Celular:

E-mail:

Cart. Ident.:                                                     CPF:

Data de Nascimento:

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Mestrado em:

Instituição:                                                                         Ano do Término: 

Especialização em:

Instituição:                                                                                     Ano do Término:

Graduação em:

Instituição:                                                                                     Ano do Término:

Outra Graduação em:

Instituição:                                                                                     Ano do Término:

PRINCIPAIS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

1. Empresa/Instituição:

Cargo/Função:                                                                  Período:  

Resumo das Atividades (tamanho limitado):

2. Empresa/Instituição:

Cargo/Função:                                                                  Período:

Resumo das Atividades (tamanho limitado):

                       

                       

Como tomou conhecimento do Curso:

(           )  Rádio

(           )  TV

(           )  Outdoor

(           )  Folder

(           )  Informação Pessoal

(           )  Internet

(           )  Outras

 Ouro Preto, ________ de ___________________ de _______.

                                                                      

Assinatura

Atenção - procedimento para inscrição remota:

1) Preencher a ficha de inscrição com a quantidade de folhas que for necessário.

2) Enviar ficha de inscrição, carta de intenções, documentos e curriculum vitae para o endereço:

Departamento de Museologia

Campus Universitário - Sala 115

Prédio DEDIR/DETUR/DEMUL, s/nº

Bauxita - Ouro Preto - MG

CEP: 35400-000

CARTA DE INTENÇÕES