Home Notícias
Notícias

VARINE LANÇA LIVRO EM OURO PRETO

Com ideias inovadoras sobre os domínios da cultura, o francês Hugues de Varine é um dos mais importantes teóricos e consultores internacionais na área da museologia. Em As raízes do futuro: patrimônio a serviço do desenvolvimento, lançamento da Editora Medianiz, ele propõe um amplo debate sobre as questões da propriedade cultural pelo viés do desenvolvimento local, a partir de sua ampla experiência com ecomuseus e museus comunitários. Traduzido direto da versão original em língua francesa, a obra conta com o prefácio e tradução da museóloga Maria de Lourdes Parreiras Horta. 

 

Uma das particularidades do livro é fato único para um clássico: o de ter quatro introduções - a metodológica, a ideológica, a pragmática e a política. Em cada uma delas, o autor revela toda sua experiência e proposições originais. Destacam-se, sobretudo, dois pressupostos básicos. O primeiro é que o desenvolvimento local é um processo voluntário de domínio da mudança cultural, social e econômica, enraizado em um patrimônio vivenciado, nutrindo-se deste e gerando patrimônio. O segundo é que o patrimônio - seja ele natural ou cultural, vivo ou consagrado - é um recurso local que não tem outra razão de ser senão a sua integração nas dinâmicas de desenvolvimento. Herdado, transformado, produzido e transmitido de geração a geração, o patrimônio pertence também ao futuro.

 

Duas consequências daí advêm. O desenvolvimento só é sustentável, e, portanto, real, se for feito em consonância com o patrimônio, e se contribuir para a vida e para o seu enriquecimento. Além disso, só se pode conceber o desenvolvimento com a participação efetiva, ativa e consciente da comunidade que detém esse patrimônio.

 

A obra está organizada em nove capítulos que tratam dos meios de organização, prática e desenvolvimento das relações patrimoniais. Como diferencial didático, também possui uma série de fichas práticas, com questionamentos e pontos relevantes dos respectivos assuntos discutidos, além de fichas de casos exemplares, que relatam suscintamente algumas experiências nas diversas situações em que a relação comunidade, patrimônio e desenvolvimento estão em jogo.

 

Inspirado nas ideias de Paulo Freire, Hugues de Varine se propõe não somente a teorizar sobre os saberes por onde se aventurou, mas também estimular o pensamento individual dos leitores sobre as relações entre patrimônio e desenvolvimento local, aproveitando a sabedoria das comunidades.

 

Em Ouro Preto o livro será lançado no 22 de junho, sexta-feira, às 19h, no
Café Cultural Ouro Preto (
www.cafeculturalop.com.br)
Rua Manoel Claudio, 15 – Centro.

Na cidade o autor é consultor do programa Ecomuseu da Serra de Ouro Preto, projeto de extensão do Departamento de Museologia da instituição coordenado pela Profa. Yara Mattos.

 

 

 

Sobre o autor

Formado pela Universidade de Paris, com pós-graduação em História e Arqueologia, Hugues de Varine ocupou os cargos de vice-diretor e diretor do Conselho Internacional de Museus (Icom), fundou o Ecomuseu de Le Creusot-Montceau e atuou no Ministério da Cultura da França, na área de desenvolvimento cultural e de avaliação de políticas culturais.

 

Fundador da Asdic Consultores, entidade especializada em desenvolvimento de comunidades, participa de missões de desenvolvimento cultural, social e econômico de comunidades urbanas e rurais da França e da União Europeia, incentivando práticas culturais e de consolidação do desenvolvimento local. Internacionalmente participou de projetos na Alemanha, Suécia, México, Brasil, Canadá, Portugal, Grécia, Hungria, Irlanda, Reino Unido, entre outros.

É autor de A cultura dos outros (Paris, Seuil, 1976); A iniciativa comunitária (Macon, MNES & W, 1992); Cidade, cultura e desenvolvimento (Paris, Syros, 1995, com Jean Michel Montfort); e As raízes do futuro (Asdic, 2002), além de artigos em periódicos franceses e publicações internacionais sobre museus, patrimônio, ação comunitária e desenvolvimento local.

 

 

 

Sobre a tradutora e prefaciadora

Maria de Lourdes Parreiras Horta é graduada em Museologia pela Universidade do Brasil, atual Escola de Museologia da UNIRIO, com doutorado em Museologia pela Universidade de Leicester e pós-doutorado em Cultura Contemporânea pela UFRJ. Atuou no Museu da Imagem e do Som, no Museu de Artes e Tradições Populares do Rio de Janeiro, Museu Nacional de Belas Artes e Museu Imperial de Petrópolis, tendo sido coordenadora geral de acervos museológicos da Fundação Nacional Pró-Memória. Professora adjunta da Universidade Santa Úrsula, é pesquisadora com várias livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. Foi curadora de inúmeras exposições em museus e centros culturais e presidente do Comitê Brasileiro do ICOM (Conselho Internacional de Museus).

 

Ficha técnica do livro

Título: As raízes do futuro: patrimônio a serviço do desenvolvimento local
Autor: Hugues de Varine
Tradução: Maria de Lourdes Parreiras Horta
Número de páginas: 256                                                                                                      
Formato: 14 x 23 cm
Preço: R$ 40,00
ISBN: 978-85-64713-03-1

 

1a. TURMA DE MUSEOLOGIA LANÇA CONVITE

Mensagem Inicial “No início era o desconhecido e o novo. Quatro anos se passaram e hoje percebemos que fomos movidos pela vontade da conquista, de ultrapassar os obstáculos, agora nos resta comemorar. Foram muitas idas e voltas, encontros e desencontros, mas chegamos e estamos prontos. Fomos de futuros a novos Museólogos, os primeiros de Minas. Escrevemos um novo capítulo nas nossas histórias e na história da UFOP. Não é o fim desta história, mas apenas o começo.

Felipe Hoffman e Ingrid Borges”

 

 

 

 

 

Com essa mensagem a Comissão de Formatura da Primeira Turma de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto tem o prazer de convidar a todos para as festividades de formatura, que ocorrerão no mês de Agosto de 2012. No dia 17/08 será realizada a Missa e a Solenidade de Colação e no dia 18/08 será realizado o baile, no Centro de Convenções da UFOP.

 

 

 

 

 

O convite online está disponível em uma página do Facebook: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.325131597563889.72923.162391400504577&type=1

 

 

 

 

A Comissão de Formatura dos alunos formandos informa que a aquisição dos convites para o baile estão sendo disponibilizados aos interessados que devem entrar em contato com a Ingrid (31-8725-1649 (oi)), Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. e/ou o Gustavo (31-9682-5447 (vivo) ou 31-9166-9440 (tim)), Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

   

I SEMINÁRIO DE MUSEOLOGIA DA UFOP

Informações no site www.semuufop.blogspot.com.br ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

   


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL